Consumidor 4.0, sua empresa está pronta para atender essa nova realidade?

Se você transita no ambiente de marketing, já deve conhecer um cara chamado Philip Kotler, mais conhecido como o “guru do marketing”. Foi no seu livro Marketing 3.0 que o termo consumidor 4.0 foi utilizado pela primeira vez para se referir a esse perfil de consumidor, muito mais autônomo, com poder de escolha através das informações obtidas online, ou seja, o grande protagonista de toda a jornada de compra.

Esse novo consumidor tem altas expectativas e tem ao seu alcance diversas avaliações, informações e comparações para basear sua decisão.
Mas, não se iluda: é apenas ele quem decide. E o atendimento da sua empresa tem papel fundamental nesse processo.

O que quer, de fato, influencia o consumidor 4.0?

Listamos abaixo alguns dos desejos que definem o perfil do consumidor 4.0.

1. Personalização

Sabemos que esse consumidor pesquisou muito e demorou para decidir pela sua empresa, nada mais justo que ele não seja tratado apenas como mais um cliente, concordam?

É isso que o consumidor 4.0 espera da sua empresa: personalização.

2. Imediatismo

Se o consumidor 4.0 tem qualquer tipo problema desde o mais simples ao mais complexo, ele deseja que seja resolvido no momento.
Não deixe para resolver no próximo dia útil. Afinal, estamos falando do universo online, não do físico com suas limitações de horário.

Ofereça um atendimento ágil, afinal, ele está conectado e um atraso pode ser suficiente para que ele busque outra empresa para suprir a sua necessidade.

3. Multicanalidade

Assim como ele está em todos os canais, a sua empresa, obviamente, deve estar em todos também.

Seguindo a lógica do imediatismo, não espere que a sua comunicação com ele seja apenas em um único canal, ela se dará através daquele que for mais conveniente para ele no momento.

Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp, independente de qual for o canal, se ele tiver uma dúvida, ele precisa entrar em contato de forma imediata.

4. Experiências

Ele não quer só apenas um produto, quer uma experiência completa. Seja criativo na forma de atraí-lo e conquistá-lo, afinal, ele quer se sentir único por ter escolhido a sua empresa.

Uma vez conquistado, esse consumidor se torna um embaixador, pronto para compartilhar a experiência com a sua marca com sua rede de amigos em todos os canais.

Chegamos ao fim do post de hoje, mas já deu para entender que a sua empresa precisa estar à disposição, caso contrário, algum concorrente estará pronto para atender o consumidor 4.0 no seu lugar.

Quer conhecer outras estratégias e ferramentas que o seu negócio pode adquirir para atender o consumidor 4.0? Então, fale conosco!

Consumidor 4.0

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