Coronavírus e Marketing Digital: Como preparar sua empresa para essa nova realidade?

Desde o final de Fevereiro, ao ligarmos televisão, acessar redes sociais, sites de notícias, jornais e rádios, somos bombardeados com informações sobre a crise mundial relacionada à saúde que assola o mundo; criada pelo novo COVID-19 (coronavírus).

Surgimento do coronavírus

O epicentro do coronavírus foi em Wuhan, uma cidade na China. Os primeiros casos foram registrados em 31/12/19; e até o momento que escrevemos esse artigo, foram registrados 81.802 casos, com 3.333 mortes e 77.279 pessoas curadas da doença; segundo reportagem do portal UOL.

Mas vocês sabiam que o coronavírus é um velho conhecido da humanidade? Ele foi identificado pela primeira vez em 1960.

O que se sabe é que é o nome de uma família de vírus que têm uma estrutura em formato de coroa, que causam fortes infecções respiratórias e já provocaram outras doenças. Em geral, eles circulam apenas entre animais como morcegos e roedores, mas devido as mutações espontâneas e aleatórias, eles podem infectar seres humanos.

As Mutações e o Contagio

Devido essa mutações, a doença voltou e infectou a população chinesa, e consequentemente foi transmitida para o restante do planeta. Segundo estudos a transmissão do vírus ocorre através de gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro de pessoas infectadas. E a a infecção se dá quando estas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca.

 

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As gotículas com o vírus podem estar presentes no ar, ao serem expelidas, ou podem estar sobre superfícies contaminadas. O rosto, as mãos, ou objetos podem servir como portas. Assim como apoios de transporte público, maçanetas, botões de elevador, corrimão, entre outros.

Não é possível prever ainda quantas pessoas serão afetadas ao redor do mundo pela COVID-19. Mas o melhor que temos a fazer é manter o isolamento social. Por mais difícil que seja, é necessário respeitar as medidas de quarentena determinada pelos governos locais.

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O que podemos esperar do futuro?

Estamos em um cenário de muitas incertezas. Bolsas mundiais com grandes quedas, empresas demitindo funcionários e pequenas empresas fechando as portas. Ainda não é possível mensurar os impactos em todos setores, inclusive no Marketing Digital.

Apesar do momento desesperador devido ao avanço da pandemia do COVID-19, temos que fazer uma grande reflexão e enxergar as oportunidades e encontrar uma nova forma de comunicar com os consumidores.

Momento para repensar a Comunicação

Neste período de crise, qualquer ação tem que ser muito bem pensada e é o momento ideal das empresas mostrarem o seu lado humano, mas nada de oportunismo!

O mais indicado para se diferenciar neste momento é pensar no branding, pensem em como sua empresa pode dar sua contribuição e ao mesmo tempo mostrar para todos que está engajada com a causa.

Lembrem-se que neste momento de quarentena, as pessoas estão optando por comprar online. Houve inclusive um aumento de 5% a 35% no tráfego de sites de empresas de alguns setores desde o início da pandemia, de acordo com levantamento do site Neil Patel. Além disso, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas dispararam 40% com impacto do novo coronavírus.

As empresas mais do que nunca precisam se preocupar em ter um site bem apresentável, que seja capaz de valorizar seus produtos/serviços. Pois isso será fator crucial para que elas expandam sua vendas digitais.

Não precisamos lembrar que o que leva as pessoas nos sites são as buscas nos mecanismos de buscas, então as empresas que fizerem bem a lição de casa, irão aumentar a visibilidade e, consequentemente, serão encontradas.

Investir em marketing digital sempre trouxe resultados e isso é inquestionável!

Em tempos de crise, o marketing digital assumiu um papel muito importante e deve assumir outra postura. Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. Conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca. Logo abaixo listamos dicas de como usá-lo a favor do seu negócio.

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Dicas para divulgar sua empresa:

Crie uma forte presença digital

Antes de elaborar as suas estratégias digitais, faça uma avaliação da presença atual da sua empresa na internet.
Ela já está nas principais redes sociais? Tem um site? Qual o público-alvo?

Com essas respostas prontas, pense no seu planejamento de marketing digital e mãos a obra!

Conheça o seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é essencial para nortear qualquer estratégia.

Para ajudar nesta questão, levantamos as principais perguntas parar gerar sua persona, e damos como dica usar o fantástico Gerador de Personas, da Rock Content e Resultados Digitais.

– Qual seu gênero? Idade? Cidade? Escolaridade?;
– Qual é o seu cargo? E o que você faz no trabalho?;
– Quais redes sociais está presente?;
– Qual é o segmento empresa?;
– Quais os formatos de conteúdo consome?;
– Quais assuntos você mais gosta de acompanhar?

Ofereça conteúdos ricos

Um dos principais pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda, apostando na construção de um relacionamento que, depois, consequentemente poderá trazer frutos.

Essa estratégia é ainda mais importante neste momento, em que as pessoas estão buscando um pouco de conforto, toda as empresas são capazes de colaborar de alguma forma, e o fortalecimento da marca virá como consequência.

Por exemplo, um frequentador de academia não deixou de praticar exercícios. Por exemplo, os donos de uma academia podem aproveitar essa oportunidade para fazer lives e postar aulas no Instagram, ajudando a resolver essa questão.

Quando a situação se normalizar, as pessoas se lembrarão da ajuda e isso pode gerar uma venda. E essa estratégia pode ser adaptada para qualquer tipo de negócio. Temos casos de terapeutas fazendo atendimento online, padaria, restaurantes e lanchonetes aceitando entregas via WhatsApp, dentro outros.

Humanize sua marca

Mais do que nunca: humanizar sua marca é necessário.

Compartilhar os bastidores do seu negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes.

Por exemplo, no caso de restaurantes atendendo por delivery, vale a pena mostrar os cuidados que têm sido tomados na cozinha e as entregas saindo do restaurante, uma lanchonete que tem feito muito bem isso é a hamburgueria paulista, chamada Patties Burguer, que compartilha o dia-a-dia da cozinha e aproveitaram o momento para ajudar um pequeno negócio, o Mercadinho do Lira, confira mais sobre esta ação.

Mas se o seu negócio está fechado devido determinação do governo e você não consegue vender agora, uma alternativa é lançar um voucher de venda, para ser consumidor depois, isso pode ajudar muito o fluxo de caixa.

Os pilares do marketing humanizado, segundo Liliane Ferrari, palestrante, professora e consultora de mídias sociais, são: emoção, empatia e ética.

“Faça ao próximo o marketing digital que gostaria que fizessem para você”, frisa Liliane Ferrari.

Invista em anúncios online

A construção de relacionamento duradouro é feita a longo, mas existem algumas ações de curto prazo que podem ajudar a ganhar um fôlego neste momento. Uma delas é a possibilidades de investir em anúncios em plataformas online, como o Google Redes Sociais, e empresas de mídia especializadas.

Fique antenado nas mudanças 

A disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse notícia em todos os lugares, da internet à televisão, como já dissemos, então fique antenado nas matérias e nas tendências, para que não haja uma saturação do mesmo conteúdo.

Nós podemos te ajudar

Aqui na Storm Comunicação todas as medidas de combate ao coronavírus já foram tomadas e estamos acompanhando todas as medidas do Governo de São Paulo diariamente, nossa equipe está trabalhando em Home Office desde a segunda semana de março, com ferramentas virtuais para garantir que a produtividade e entrega de resultados aos clientes continue nesse momento.

E mais do que nunca, nossa agência está à disposição para ajudar o seu negócio!

Acreditamos que as empresas precisam se ajudar neste momento, pensando nisso lançamos uma campanha para ajudar os micros e pequenos empreendedores que estão tendo seus negócios impactados pelo COVID-19, que viram seu faturamento diminuir nas últimas semanas e poderão até fechar as portas nos próximos meses.

Para saber mais sobre a campanha, acesse: https://conteudo.stormcomunicacao.com.br/juntos-com-o-pequeno-negocio

Além disso, estamos desenvolvendo novas estratégias digitais, para que sua empresa seja lembrada e desejada pelos clientes, mesmo durante a pandemia do COVID-19.

Estamos #JuntosComoPequenoNegócio e com o país, nessa luta contra o coronavírus, mas lembrem-se #FiqueEmCasa!

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