De alguns tempos pra cá, muitas empresas têm se dedicado ao Inbound como estratégia para atrair novos clientes. Mas ainda existem muitas resistindo a ela por medo de ter que mudar toda a sua forma de comunicação e perder negócios durante essa transição.

Mas não precisa se desesperar, o Inbound vêm para somar nos seus resultados e, tanto esse novo modelo quanto as estratégias de marketing convencionais (Outbound marketing) podem caminhar juntas, operando de diferentes formas por um mesmo objetivo: aumentar o número de vendas do seu negócio!

No artigo de hoje, vamos te mostrar as diferenças entre as estratégias Inbound e Outbound e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Mas antes de mais nada: o que são Inbound e Outbound marketing?

Se você tem mais de 20 anos, você deve se lembrar daqueles comercial de televisão com os seus splashs chamativos com preços na tela e o apresentador gritando, entre as explicações sobre o produto: “compre! Compre! Compre!”.

Se você não lembra ou nunca viu, abaixo tem um exemplo clássico do comercial da marca de chocolates Batom, da Garoto.

Invasivo e um pouco grosseiro, não acharam?

Pois é, assim como o público mudou e hoje esse modelo já não agrada, a forma de vender também precisou se reinventar.

O modelo tradicional de marketing, esse tem como característica ser interruptivo e voltado para um público bastante genérico, é o que chamamos de Outbound.

Já aquele que utiliza do conteúdo e a informação como forma de atrair o público e gerar leads qualificados para venda, é o Inbound Marketing.

Então, de forma resumida, podemos dizer que:

Inbound Marketing: cliente procura a empresa;
Outbound Marketing: empresa procura o cliente.

Quais as vantagens e desvantagens de cada uma?

Outbound Marketing

Vantagens

As principais vantagens desse modelo são:

  • Gera um retorno mais rápido 
    Uma vez que ele atinge muito mais pessoas, potencializando as chances de conversão;
  • Por se utilizar de métodos tradicionais de marketing, dá mais segurança ao planejar as ações;
  • Como os resultados são mais rápidos, se torna mais fácil analisar o ROI e ver o que dá ou não resultado.

Desvantagens

Enquanto as desvantagens são:

  • Não é tão mensurável quanto o Inbound, que oferece dados mais precisos sobre a audiência;
  • É mais caro
    Uma vez que se utiliza de métodos mais tradicionais e voltados para um público muito maior.

Inbound Marketing

No Inbound Marketing, as vantagens são:

  • É uma forma de marketing mais amigável, que não interrompe o consumidor, mas que busca formas de atrair a sua atenção;
  • Gera autoridade para o seu negócio, mostrando que sabe do que ele está falando;
  • Tem um custo muito mais baixo, até 60% em relação às ações de marketing tradicionais;
  • Permite que os resultados sejam mensurados com precisão.

Porém, também tem alguns pontos a se levar em consideração:

  • O retorno em relação ao Outbound é mais demorado;
  • A metodologia é um pouco mais complexa.
    Assim como o caminho é mais longo até a conversão, pois as estratégias precisam ser implementadas com mais frequência para manter o lead engajado.

Qual estratégia adotar: Inbound ou Outbound?

Tudo depende do seu modelo de negócio e do tempo em que quer atingir seus resultados.

A metodologia do Outbound pode até ser mais cara, mas, como mencionamos, pode trazer resultados mais rápidos, dando um suporte enquanto a sua estratégia Inbound toma corpo.

Por falar nisso, é importantíssimo que você tenha em mente que o Inbound Marketing leva mais tempo e não existe resultados da noite para o dia, uma vez que o objetivo é “educar” o cliente.

Para isso, materiais (ebooks, artigos de blog, vídeos, infográficos, entre outros) devem ser desenvolvidos de modo que ele percorra o funil de vendas inteiro e se torne um lead qualificado, pronto para fechar negócio com a sua empresa.

E aí, vai investir em estratégias Inbound, Outbound ou vai usar o melhor de cada um em prol do seu negócio?

Se precisar de ajuda para definir o melhor modelo, fale com a nossa equipe que nós te ajudamos!

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