A quarentena é momento de isolamento, sensibilidade, empatia e de solidariedade com o próximo. Diversas marcas aproveitaram o período de resguardo para disponibilizar ações, e campanhas, para conscientizar a população sobre os riscos de se expor ao coronavírus. Sem perder suas características, personas e discursos, cada uma tratou de lidar com o momento de uma forma diferente.
Sendo assim hoje destacaremos algumas peças do mercado publicitário que acertaram na hora de transmitir a mensagem sem perder a identidade. Acompanhe as ações e, de pronto, recomendamos para que #FiqueEmCasa.
1) O Boticário
O Boticário aderiu ao movimento #FicaEmCasa, em prol do distanciamento social no combate ao Coronavírus. Durante os intervalos do Fantástico, na TV Globo, a marca reforçou o desejo para que todos continuem juntos, mas com a ressalva de ficarem em casa, com seus familiares e pessoas amadas.
A mensagem é simples e direta: Dar uma pausa no abraço, nunca no amor. Não deixando de se preocupar com os outros, cuidar do corpo ou manter uma rotina. Uma das marcas da empresa foi sempre a união e a quebra de distância então a ação caiu de muito bom tom
“O Boticário acredita que quando cada um faz a sua parte, o todo fica cada vez mais forte. O momento é de união”, alerta Gustavo Fruges, diretor de comunicação do Boticário, em comunicado para a imprensa
2) Nike
As campanhas da Nike costumam ser ótimas e a marca norte-americana aproveitou o momento para marcar mais um golaço. Foi lançada a campanha “Jogue Pelo Mundo” e os embaixadores da Nike aderiram a hashtag #playinside. O manifesto da campanha é bastante enfático e dialoga com o momento com precisão.
“Se você já sonhou em jogar para milhões pelo mundo, agora é a sua chance. Jogue dentro, jogue pelo mundo”, diz o manifesto que incentiva a prática de atividades físicas apenas dentro de casa
Now more than ever, we are one team. #playinside #playfortheworld pic.twitter.com/LRLhL4FwkG
— Nike (@Nike) March 21, 2020
Para reforçar o posicionamento da campanha, a Nike divulgou um vídeo comovente, confiram abaixo:
3) Burger King Brasil
O Burger King Brasil decidiu destinar ao Sistema Único de Saúde (SUS) parte de toda receita líquida de qualquer sanduíche vendido até o final do mês de março. A forma como os recursos serão direcionados será discutida com as autoridades. A companhia não informou qual o percentual da receita será doada, no entanto, espera arrecadar ao menos 1 milhão de reais e destinar à essa causa.
Além da doação ao SUS, o Burger King Brasil também anunciou medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Com ações de limpeza e orientação a rotina dos funcionários durante o período de isolamento.
4) Movimento #DistânciaSalva
Um grupo de publicitário preparou uma campanha para incentivar a adoção de medidas prioritárias para conter a proliferação da Covid-19, entre as quais o distanciamento social, capaz de evitar a disseminação do vírus e reduzir a velocidade do contágio.
O coletivo criou a conta @distanciasalva no Instagram, incentivando pessoas a compartilhar depoimentos em vídeo, com a hashtag #DistânciaSalva. Por lá contam suas experiências para combater o coronavírus – ou, então, mostram de alguma forma que é possível manter a união mesmo à distância.
Algumas marcas acabaram abraçando a ação, entre elas: 99, Hershey, Itaú Cultural, Rappi, Havaianas, Youse, Isobar, Pros, In Press Porter Novelli, Endemol Shine, OI, Johnny Walker e OLX.
Encurtar distâncias é o que se espera de uma empresa de mobilidade. Mas, agora, a #DistânciaSalva para nos aproximar do que importa: o cuidado com todos. Se precisar sair, leia com atenção as orientações dos órgãos públicos: https://t.co/TsO6iTHpxY@OLX_Brasil, entra nessa? pic.twitter.com/IqEFIUCUTF
— 99 (@voude99) March 17, 2020
5) Ifood
O iFood anunciou três iniciativas para abril: a primeira é R$ 50 milhões de sua receita para a criação de um fundo de assistência a restaurantes, especialmente os pequenos estabelecimentos locais. A plataforma de delivery também vai antecipar os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional, para injetar até R$ 600 milhões no mercado brasileiro.
Além disso, a foodtech vai destinar o valor das taxas de serviço na modalidade de pedidos “Pra Retirar” para o comerciante que tem sofrido com a queda de circulação e frequência em seu restaurante. A iniciativa crava a empresa como mais uma das marcas a se preocupar com uma causa social.
6) Magazine Luiza
O Magazine Luiza anunciou no dia 18/03 que irá dar frete grátis nas categorias de produtos de necessidades imediatas. O objetivo é ampliar o acesso a itens como máscaras de proteção, nebulizadores e álcool em gel, ainda mais para quem não pode sair de casa de jeito nenhum. A promoção é válida pra o aplicativo. Para outras categorias de produtos das marcas disponibilizadas no site, a isenção do frete fica a partir de R$99 em compras.
7) Sono Quality
A Sono Quality alterou seu logo durante a pandemia do COVID-19. O logo que tem um átomo como símbolo, ganhou máscaras de proteção e o slogan “O colchão da saúde” , deu espaço para “todos contra o Coronavírus”.
“A Sono Quality mudou o seu logo e slogan como forma de alertar a todos pela prevenção e proteção. Juntos somos mais fortes. Estamos tomando todas as medidas para preservar nossos colaboradores e facilitar o atendimento de quem precisa, sem contato humano. Juntos venceremos esta batalha.”, afirma Ricardo Eloi CEO da marca.
8) Amazon
Mais uma das marcas que se mobilizou foi a Amazon que disponibilizou livros gratuitos para baixar. O leitor pode escolher entre literatura clássica até dissertações de mestrado e doutorado para ajudar nos estudos. São obras que vão da literatura clássica, ficção científica a produções sobre filosofia e história.
As obras podem ser adquirida na Loja Kindle da Amazon e pode ser lida nos dispositivos e-readers Kindle, além dos aplicativos gratuitos Kindle para computadores, tablets e smartphones Android e iOS.
A Amazon também liberou 10 filmes infantis em sua plataforma “Prime Video”, detentora dos direitos dos filmes da Disney, com live-actions como “O Rei Leão”.
Para se cadastrar, basta acessar o site da Amazon.Clique aqui!
9) Vivo e Claro
Outras duas marcas que se sensibilizaram foram as companhias de telecomunicações. A Vivo liberou o acesso de diversos canais e ainda deu bônus de internet no celular por dois meses para os clientes ativos de planos pós-pagos e controle e nas ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.
Já a Claro também liberou canais na TV por assinatura e Rede Wi-Fi pública #NET-CLARO-WIFI. Para clientes ou não. Basta assistir aos vídeos informativos do Ministério da Saúde/SUS sobre Coronavírus.
10) Storm Comunição
A Storm Comunicação lançou uma campanha para ajudar os micros e pequenos empreendedores brasileiros que estão tendo seus negócios impactados pelo COVID-19, que viram seu faturamento diminuir nas últimas semanas e poderão até fechar as portas nos próximos meses.
De acordo com o fundador e CEO da Storm Comunicação, Thiago Toffoli, a ação #JuntosComoPequenoNegócio nasceu da sensibilização diante dos desafios que serão enfrentados pelos pequenos negócios no país.
“Segundo com dados do Sebrae, as micro e pequenas foram responsáveis por gerar 90% dos empregos no ano passado, representando 27% do PIB nacional. Por conta disso, essa nossa ação foi pensada, especialmente, para esse empreendedor, aquela pessoa que sonhou e batalhou muito para conquistar o seu espaço”.
A campanha oferece aos empresários, de forma gratuita, cinco divulgações (criação de arte) sobre os seus estabelecimentos, que poderão ser feitas nas Redes Sociais Facebook, Instagram e WhatsApp. A ação é válida para o período da quarentena, destinada aos setores de alimentação – padarias, lanchonetes, restaurantes, mercados, quitandas e mercearias.
Para a agência, com o apoio dessas divulgações nas redes sociais, esses empreendimentos terão a oportunidade de reforçar sua marca; mostrar seus produtos e serviços para um maior número de pessoas; divulgar lançamentos, descontos ou promoções. Tudo isso, num momento em que as pessoas estão 100% conectadas às redes.
“O resultado esperado é que eles possam aumentar seus clientes; alavancar as vendas e, consequentemente, manter seus empreendimentos abertos”, explica Thiago.