A quarentena é momento de isolamento, sensibilidade, empatia e de solidariedade com o próximo. Diversas marcas aproveitaram o período de resguardo para disponibilizar ações, e campanhas, para conscientizar a população sobre os riscos de se expor ao coronavírus. Sem perder suas características, personas e discursos, cada uma tratou de lidar com o momento de uma forma diferente.

Sendo assim hoje destacaremos algumas peças do mercado publicitário que acertaram na hora de transmitir a mensagem sem perder a identidade. Acompanhe as ações e, de pronto, recomendamos para que #FiqueEmCasa.

1) O Boticário


O Boticário Marcas Quarentena Storm Comunicação


O Boticário aderiu ao movimento #FicaEmCasa, em prol do distanciamento social no combate ao Coronavírus. Durante os intervalos do Fantástico, na TV Globo, a marca reforçou o desejo para que todos continuem juntos, mas com a ressalva de ficarem em casa, com seus familiares e pessoas amadas.

A mensagem é simples e direta: Dar uma pausa no abraço, nunca no amor. Não deixando de se preocupar com os outros, cuidar do corpo ou manter uma rotina. Uma das marcas da empresa foi sempre a união e a quebra de distância então a ação caiu de muito bom tom

“O Boticário acredita que quando cada um faz a sua parte, o todo fica cada vez mais forte. O momento é de união”, alerta Gustavo Fruges, diretor de comunicação do Boticário, em comunicado para a imprensa

2) Nike


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As campanhas da Nike costumam ser ótimas e a marca norte-americana aproveitou o momento para marcar mais um golaço. Foi lançada a campanha “Jogue Pelo Mundo” e os embaixadores da Nike aderiram a hashtag #playinside. O manifesto da campanha é bastante enfático e dialoga com o momento com precisão.

“Se você já sonhou em jogar para milhões pelo mundo, agora é a sua chance. Jogue dentro, jogue pelo mundo”, diz o manifesto que incentiva a prática de atividades físicas apenas dentro de casa

 

Para reforçar o posicionamento da campanha, a Nike divulgou um vídeo comovente, confiram abaixo:

3) Burger King Brasil

O Burger King Brasil decidiu destinar ao Sistema Único de Saúde (SUS) parte de toda receita líquida de qualquer sanduíche vendido até o final do mês de março. A forma como os recursos serão direcionados será discutida com as autoridades. A companhia não informou qual o percentual da receita será doada, no entanto, espera arrecadar ao menos 1 milhão de reais e destinar à essa causa.

Além da doação ao SUS, o Burger King Brasil também anunciou medidas de prevenção contra o novo coronavírus.  Com ações de limpeza e orientação a rotina dos funcionários durante o período de isolamento.

4) Movimento #DistânciaSalva


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Um grupo de publicitário preparou uma campanha para incentivar a adoção de medidas prioritárias para conter a proliferação da Covid-19, entre as quais o distanciamento social, capaz de evitar a disseminação do vírus e reduzir a velocidade do contágio.

O coletivo criou a conta @distanciasalva no Instagram, incentivando pessoas a compartilhar depoimentos em vídeo, com a hashtag #DistânciaSalva. Por lá contam suas experiências para combater o coronavírus – ou, então, mostram de alguma forma que é possível manter a união mesmo à distância.

Algumas marcas acabaram abraçando a ação, entre elas: 99, Hershey, Itaú Cultural, Rappi, Havaianas, Youse, Isobar, Pros, In Press Porter Novelli, Endemol Shine, OI, Johnny Walker e OLX.

5) Ifood


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iFood anunciou três iniciativas para abril: a primeira é R$ 50 milhões de sua receita para a criação de um fundo de assistência a restaurantes, especialmente os pequenos estabelecimentos locais. A plataforma de delivery também vai antecipar os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional, para injetar até R$ 600 milhões no mercado brasileiro.

Além disso, a foodtech vai destinar o valor das taxas de serviço na modalidade de pedidos “Pra Retirar” para o comerciante que tem sofrido com a queda de circulação e frequência em seu restaurante. A iniciativa crava a empresa como mais uma das marcas a se preocupar com uma causa social.

6) Magazine Luiza


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O Magazine Luiza anunciou no dia 18/03 que irá dar frete grátis nas categorias de produtos de necessidades imediatas. O objetivo é ampliar o acesso a itens como máscaras de proteção, nebulizadores e álcool em gel, ainda mais para quem não pode sair de casa de jeito nenhum. A promoção é válida pra o aplicativo. Para outras categorias de produtos das marcas disponibilizadas no site, a isenção do frete fica a partir de R$99 em compras.

7) Sono Quality


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A Sono Quality alterou seu logo durante a pandemia do COVID-19. O logo que tem um átomo como símbolo, ganhou máscaras de proteção e o slogan “O colchão da saúde” , deu espaço para “todos contra o Coronavírus”.

“A Sono Quality mudou o seu logo e slogan como forma de alertar a todos pela prevenção e proteção. Juntos somos mais fortes. Estamos tomando todas as medidas para preservar nossos colaboradores e facilitar o atendimento de quem precisa, sem contato humano. Juntos venceremos esta batalha.”, afirma Ricardo Eloi CEO da marca.

8) Amazon


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Mais uma das marcas que se mobilizou foi a Amazon que disponibilizou livros gratuitos para baixar. O leitor pode escolher entre literatura clássica até dissertações de mestrado e doutorado para ajudar nos estudos. São obras que vão da literatura clássica, ficção científica a produções sobre filosofia e história.

As obras podem ser adquirida na Loja Kindle da Amazon e pode ser lida nos dispositivos e-readers Kindle, além dos aplicativos gratuitos Kindle para computadores, tablets e smartphones Android e iOS.

Amazon também liberou 10 filmes infantis em sua plataforma “Prime Video”, detentora dos direitos dos filmes da Disney, com live-actions como “O Rei Leão”.

Para se cadastrar, basta acessar o site da Amazon.Clique aqui!

9) Vivo e Claro

Outras duas marcas que se sensibilizaram foram as companhias de telecomunicações. A Vivo liberou o acesso de diversos canais e ainda deu bônus de internet no celular por dois meses para os clientes ativos de planos pós-pagos e controle e nas ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.

Já a Claro também liberou canais na TV por assinatura e Rede Wi-Fi pública #NET-CLARO-WIFI. Para clientes ou não. Basta assistir aos vídeos informativos do Ministério da Saúde/SUS sobre Coronavírus.

10) Storm Comunição


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A Storm Comunicação lançou uma campanha para ajudar os micros e pequenos empreendedores brasileiros que estão tendo seus negócios impactados pelo COVID-19, que viram seu faturamento diminuir nas últimas semanas e poderão até fechar as portas nos próximos meses.

De acordo com o fundador e CEO da Storm Comunicação, Thiago Toffoli, a ação #JuntosComoPequenoNegócio nasceu da sensibilização diante dos desafios que serão enfrentados pelos pequenos negócios no país.

“Segundo com dados do Sebrae, as micro e pequenas foram responsáveis por gerar 90% dos empregos no ano passado, representando 27% do PIB nacional. Por conta disso, essa nossa ação foi pensada, especialmente, para esse empreendedor, aquela pessoa que sonhou e batalhou muito para conquistar o seu espaço”.

A campanha oferece aos empresários, de forma gratuita, cinco divulgações (criação de arte) sobre os seus estabelecimentos, que poderão ser feitas nas Redes Sociais Facebook, Instagram e WhatsApp. A ação é válida para o período da quarentena, destinada aos setores de alimentação – padarias, lanchonetes, restaurantes, mercados, quitandas e mercearias.

Para a agência, com o apoio dessas divulgações nas redes sociais, esses empreendimentos terão a oportunidade de reforçar sua marca; mostrar seus produtos e serviços para um maior número de pessoas; divulgar lançamentos, descontos ou promoções. Tudo isso, num momento em que as pessoas estão 100% conectadas às redes.

“O resultado esperado é que eles possam aumentar seus clientes; alavancar as vendas e, consequentemente, manter seus empreendimentos abertos”, explica Thiago.

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