Mudança no algoritmo do Facebook

Mudança no algoritmo do Facebook

Na última 5ª feira (11 de Janeiro), o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que a rede social priorizará publicações de familiares e amigos nesse ano de 2018. Já textos jornalísticos, vídeos e páginas de empresa terão menos espaço no feed de notícias. Essa grande mudança se deu por conta das reclamações dos usuários sobre a quantidade de posts de empresas, marcas e veículos de comunicação em seus feeds. “Uma vez que há mais conteúdo público do que posts de amigos e da família, o feed afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer: ajudar a nos conectarmos uns com os outros. Construímos o Facebook para ajudar as pessoas a permanecerem conectadas, e nos aproximaremos das pessoas que são importantes para nós. É por isso que sempre colocamos amigos e familiares no centro da experiência“, disse o CEO.

E qual o impacto dessa mudança para as  páginas de empresas?

Páginas devem ver seu alcance e tráfego diminuírem. O impacto deve variar de página para página, de acordo com alguns fatores como o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele. Páginas fazendo posts com os quais as pessoas não interagem ou comentam devem ver quedas no alcance.
Uma dica importante que damos é colocar como “ver primeiro” as páginas que você quer receber as atualizações, além disso, influenciar seus seguidores a fazerem isso pode ajudar sua página a ser menos afetada.

Fanpages que geram conversas entre pessoas também vão aparecer mais no feed. “Por exemplo, transmissões ao vivo frequentemente levam à discussões entre quem os assiste no Facebook — de fato, vídeos ao vivo geram 6 vezes mais interações que vídeos regulares”, disse Adam Mosseri, Product Management do Facebook.

Você já notou o impacto dessa atualização nos seus resultados? Compartilhe nos comentários abaixo.


Fundador e Digital Marketing da Storm Comunicação, é graduado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Senac, e Pós-Graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac São Paulo. Apaixonado e estudioso nas áreas de marketing digital, design thinking e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *